sábado, 27 de setembro de 2008

DÉCIMO PRIMEIRO DIA - DIA 25/09


Hora de freiar um pouco...

Praticamente, com o diagnóstico dado pela oficina em CALAMA ontem às 18:00 hs, os planos serão mudados.

O meu pai seguirá para IQUIQUE (4 horas de CALAMA), para tentar conseguir um caminhão a fim de levar o YELLOW BIRD para SALTA, aonde ele, após o conserto, continuará sua expedição. Haja disposição!!!

Eu e a Mariana estamos programados para pegar o vôo de CALAMA – SANTIAGO – RIO DE JANEIRO na sexta feira. Portanto, infelizmente, falta pouco para o retorno.

De qualquer forma, ficamos livres durante a manhã e a tarde para aproveitarmos mais a cidade, ou melhor, o vilarejo. Estamos virando locais dali, pois já até sabemos aonde conserta-se sapatos e damos dicas aos turistas que chegam na cidade.

A noite vamos fazer o passeio astronômico. Segundo dizem, é maravilhoso, pois vamos às 20:30 hs para o meio do deserto, cercado de telescópios para observar e aprender sobre as estrelas. Não preciso nem dizer que vai estar um frio do cão, mas vamos ver JUPITER !!!

Estamos comendo melhor, quero dizer, mais barato e em maior quantidade, pois como falei, somos locais e comemos agora em lugares aonde os locais comem. Comemos a mesma coisa pagando 1/3 do valor andando 3 quadras para fora da rua central. Deveríamos ter feito isso antes.

Concluindo, gostaria de dizer que a viagem foi mais do que eu esperava. Não é uma viagem para turistas que estão acostumados a pegar um vôo, ir através de uma agência para o hotel e passeios. O negócio aqui foi punk. O meu pai me mostrou como é viajar e conhecer o lado humano da viagem. Falar com locais. Tocar no chão. Suar para chegar ao destino. Mudar de estratégia. Ou seja, enfrentar desafios.

Seria muito fácil pegar um avião, ir para CALAMA direto do RIO DE JANEIRO, ligar para uma operadora e me levar em 1:30 hs ao ATACAMA, aonde eu ficaria num hotel já estipulado via internet, apenas aguardando os passeios programados junto ao um grupo enorme de pessoas. É mais cômodo? Claro que é... mas não teria o mesmo gosto que tivemos. Fizemos uma viagem ORGÂNICA.

Agradeço muito ao meu pai pela oportunidade de fazer a melhor viagem da minha vida. Se voltaria? Não sei, preciso descansar um pouco... mas iria fácil no próximo ano para uma nova aventura no YELLOW BIRD ou quem sabe, dois em YELLOW BIRDS.

Falando em YELLOW BIRD, existe uma suspeita que foi combustível adulterado, pois o carro vinha muito perfeito na estrada e era impossível que naturalmente ele desse problemas.

Gastei menos do que eu pensei. Fiquei em bons hotéis e comi em ótimos lugares. O preço da viagem foi barato, mas o meu problema foi segurar a mão nas compras. Tinha muita coisa bonita e que eu gostaria de levar para casa. Mesmo assim, o custo da viagem saiu menos do que eu planejava.


De qualquer forma, crescemos bastante nesses dias.

Ficamos por aqui e agradecemos a todos que acompanharam o BLOG, pois tínhamos o objetivo de tentar levar com muito carinho, um pouquinho do que nós passamos.

Se querem fazer uma expedição perfeita e querem o parceiro ideal, ou melhor, um capitão, entrem em contato com o meu pai pois, com os seus 58 anos tem muito mais disposição, raça, conhecimento e planejamento que a maioria dos caras que eu conheço, vide, a pertinência para resolver o assunto do YELLOW BIRD e transformar o que parecia perdido em sucesso.

Marcus e Mariana

Nenhum comentário: