quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DÉCIMO DIA - DIA 24/09


Meu amor e eu no Salar do Atacama, assintindo ao pôr do sol!!!

Existe coisa mais bela???




Igreja em Toconao, povoado com apenas 500 habitantes, próximo à San Pedro do Atacama.



Flamingos de Jaime...ê nome bicha!! rsrsrsrs

Ramalho e Gloriete









Acordamos na hora que a natureza decidiu... sem pressa pois o nosso compromisso com uma nova excursão seria somente às 15:00 hs, ou seja, daria tempo de fazer muita coisa.

Não preciso nem dizer que o céu estava muito azul pois aqui isso é muito natural, tanto é que eles usam muito a cor azul em seus artesanatos e em suas jóias.

No café da manhã, coincidentemente, tomamos o “desayuno” juntamente com uma família de cariocas que haviam chegado ontem. Foi bom conversar com um brasileiro e ainda mais carioca.

Depois de trocarmos informações partimos a andar pela pequena cidade. Fizemos as ultimas compras, fomos numa Lan House para que eu pudesse falar com os meus amigos do Brasil.

Que felicidade ao falar no MSN com o pessoal do escritório. Fiquei mais tranqüilo e a saudade se tranqulizou.

Lembro que ainda não tínhamos uma resposta do carro em CALAMA. Essa resposta só seria dada as 18:00 hs e seria a base da nossa programação futura.

Enquanto a resposta não vinha, eu, Mariana, meu pai e Gloriete fomos conhecer, através de uma excursão local, o SALAR DO ATACAMA, ou melhor o ALORIENTE DEL SALAR.

No caminho para conhecer os Flamingos que vivem num deserto de sal, paramos em TOCONAO, vilarejo de 550 habitantes conforme indica a placa na entrada da cidade. Esse pequeno lugar, tem uma particularidade muito interessante.

Imagina um lugar há 10.000 anos atrás, que fica no meio do nada. Nada mesmo. Você e seu grupo, caminhando durante dias, procurando uma árvore sequer para poder ter uma sombra e nada, até que num buraco, surge um oásis gigante. É impressionante a vida dentro desse buraco. Os caras da época devem ter ficado malucos. Nessa fenda é muito fresco e tem muita água.

É uma preciosa e profunda fenda regada pelo rio de JEREZ que propicia um micro-clima muito especial, facilitando a produção de várias frutas e legumes.

Logo depois partimos para o deserto de sal para ver os flamingos e o por do sol.

Esse deserto de sal, SALAR DO ATACAMA é um deserto de sal, mas totalmente diferente das SALINAS, pois aqui o sal é mais bruto. São pontiagudos e cortam. Devemos caminhar sobre caminhos feitos pelo homem senão o prejuízo é grande.

Realmente existem muito flamingos e outras aves no local mas devido a preservação e por ser um parque ecológico você acaba ficando longe das aves. Precisei de um bom zoom na minha máquina para ver as aves. São rosas mesmo, tudo devido a sua dieta na base de artemias.

Após o lindo por do sol com a revoada de flamingos, voltamos já no escuro para SAN PEDRO.
Lá, infelizmente ficamos sabendo que o problema no carro parecia ser grave, o que levaria o meu pai a ir novamente a CALAMA no dia seguinte.

Diante disso, a programação prevista foi para o espaço. Eu e Mariana começamos a arrumar as malas e pensar numa maneira rápida, segura e barata de voltar para casa. O meu pai deve ficar mais um tempo para poder consertar o carro e depois continuar a viajem. Somos brasileiros e não desistimos nunca, porém, infelizmente eu e a Mariana precisamos retornar as nossas atividades.

A noite decidimos que iríamos de avião de CALAMA para o Rio, porém, seria um vôo cheio de escalas.

Amanhã terei que fazer as reservas do vôo e reservar o ônibus para CALAMA.

Vamo que vamo. Deixarei dessa vez a Bolívia de lado haja vista o ocorrido e mais os problemas internos do país mas, certamente voltarei pois aqui é o bicho!!!!!

Só acho que não venho mais de carro, pois de avião é mole mole chegar por essas bandas.

O meu pai já programará a viagem à USHUAIA e juntos estaremos lá, porém vamos, vamos em caravana. Vamos arrumar parceiros e fazer um comboio. Um apoiando o outro.

Um comentário:

Selma58 disse...

USHUAIA estamos dentro!!!!! Mamy and Dad